8 dicas para ser muito mais produtivo

Já sentiu alguma vez que às 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo que precisa ser feito?

Aposto que sim!

Milhões de brasileiros acordam cada vez mais cedo, vão dormir cada vez mais tarde, e mesmo assim vivem com a sensação de que precisam de dias com 30 horas.

Se você está nesse grupo pode até tentar arranjar desculpas, culpar o mundo a sua volta, mas a verdade é que grande parte desta falta de tempo é culpa sua, por não saber aproveitar seus horários da melhor forma ou por não conseguir cumprir suas tarefas em menos tempo.

Para acabar com esse problema a solução é focar em produtividade, a arte de fazer mais em menos tempo.

Visando te ajudar nesta parte, escrevi a lista abaixo com 8 ótimas dicas para se tornar mais produtivo.

Leia, comece a aplicar e aproveite!

#1 Seja mais organizado

Essa não poderia deixar de ser a dica número 1. Organização é a chave para se tornar mais produtivo.

Para botar em prática essa dica importante, basta começar a escrever suas atividades diárias em uma agenda ou bloco de notas, enumerando as prioridades.

Cabe frisar que fazer de todas as tarefas prioridade, gera o efeito colateral de deixá-lo mais ansioso, frustrado e torna mais difícil saber o que é verdadeiramente importante.

Se optar por uma agenda, prefira aquelas que tenham na frente de cada mês folhas contendo pequenos quadrados de cada dia, todos na mesma página ou na página seguinte.

Dessa maneira é possível bater o olho na agenda e verificar de uma vez todas as atividades do mês.

Para quem prefere os meios digitais, não faltam aplicativos para ajudar na organização. Se quiser saber mais sobre estes, leia este artigo do site da Exame (clique aqui).

#2 Faça o fácil antes do difícil

Após enumerar seus compromissos e colocá-los em ordem de prioridade, busque eliminar os mais fáceis antes de partir para os mais difíceis e trabalhosos.

Logicamente, não vale ficar se enganando, arranjando tarefas sem importância simplesmente por preguiça de partir para as difíceis.

Uma boa estratégia é separar o começo do dia para tarefas mais fáceis e, após “pegar no tranco”, partir para o difícil.

#3 Não deixe para amanhã algo que pode ser resolvido hoje

Quanto mais cedo você resolver uma pendência, melhor.

Adiar tarefas importantes, e muitas vezes inevitáveis, não é uma atitude inteligente e só vai sobrecarregar seus dias futuros.

Se puder fazer antes, faça.

#4 Princípio de Pareto: regra do 80-20

A primeira vez que tive contato com o Princípio de Pareto foi no excelente livro Trabalhe 4 horas por semana (para saber mais leia Os 10 melhores livros sobre dinheiro que você precisa ler).

Vilfredo Pareto foi um obscuro economista italiano, que ganhou notoriedade nos tempos modernos devido a observação da seguinte lei de causa e efeito:

20% das causas geram 80% das consequências e vice e versa”

Trazendo essa ideia para o nosso dia a dia, temos o seguinte:

  • 20% das tarefas ocupam 80% do tempo,
  • 20% dos clientes geram 80% do lucro,
  • 20% da matéria da prova gera 80% da nota,
  • 20% dos seus investimentos geram 80% do retorno… e assim por diante.

Claro que não podemos levar o Princípio de Pareto ao pé da letra, mas tenho certeza que se você analisar vai encontrar proporções parecidas na sua vida.

De posse destes dados, elimine o que for desnecessário, como os 20% de clientes que geram 80% dos problemas e não dão grandes lucros, ou os 20% de tarefas rolhas que gastam 80% do seu tempo e na realidade não agregam nada.

#5 Quando começar a realizar uma tarefa, termine

Após começar a fazer alguma coisa, tenha foco total na mesma até acabar.

Dessa maneira você economizará tempo e produzirá um trabalho de maior qualidade por estar mais concentrado.

Um dos principais inimigos do foco e da produtividade está abaixo…

#6 Evite acessar redes sociais várias vezes ao dia

Quantas vezes ao dia você acessa o facebook, email, whatsapp, instagram, snapchat?

Quanto tempo você fica em cada vez que acessa?

Faça as contas e você descobrirá que gasta muito mais tempo do que pensava com redes sociais e outras atividades dispersivas online.

Evite a armadilha de verificar as atualizações constantemente ou entrar nas redes sociais para “matar o tempo”. Separe horários durante o dia para chegar suas redes sociais e faça isso somente nesses períodos.

#7 Melhor feito que perfeito

A frase em si diz tudo.

Em certas áreas da vida, ser perfeccionista é bom. Porém, em várias outras o excesso de zelo não se traduz em nenhum ganho real.

Pense no que é melhor, gastar 10 minutos para fazer uma atividade bem feita, com 95% de perfeição ou 40 minutos para fazer a mesma atividade com 100% perfeição?

#8 Não deixe as coisas para cima da hora

Dica que 90% dos brasileiros não usa, basta ver anualmente o envio da declaração de IRPF, feito por grande parte da população no último dia restante.

Deixar atividades importantes para serem feitas no último horário possível traz estresse e pressão desnecessários, além do risco de não cumprimento do prazo.

Caso você tenha prestado atenção as dicas passadas acima, poderá facilmente se organizar e matar as tarefas com antecedência.

Conclusão

Recapitulando as 8 dicas para ser muito mais produtivo, temos:

#1 Seja mais organizado

#2 Faça o fácil antes do difícil

#3 Não deixe para amanhã algo que pode ser resolvido hoje

#4 Princípio de Paretto: regra do 80-20

#5 Quando começar a realizar uma tarefa, termine

#6 Evite acessar redes sociais várias vezes ao dia

#7 Melhor feito que perfeito

#8 Não deixe as coisas para cima da hora

Quem acompanha o Você MAI$ Rico a mais tempo sabe o quanto sou fã de frases inteligentes. Para fechar este artigo escolhi a sábia frase do filósofo grego Diogenes Laertius…

Tempo é a coisa mais valiosa que um homem pode gastar”

Espero que tenha gostado do post e aprendido a ser mais produtivo. Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito, deixe um comentário abaixo e responderei o mais rápido possível.

Grande abraço e até a próxima!

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAI$ Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!

Obrigado.