Conta digital: o fim das tarifas bancárias e das filas

Cansado de pagar tarifas apenas para manter sua conta aberta? Acha revoltante gastar seu dinheiro suado com os custos de DOCs e TEDs? Prefere usar meios de auto atendimento a ter que enfrentar grandes filas nos caixas?

Se você respondeu sim para todas as perguntas acima, está claro que uma conta tradicional não satisfaz suas necessidades. A solução para os seus problemas está num tipo de conta ainda pouco conhecida do brasileiro, que garante diversos benefícios e mais dinheiro livre no bolso: a conta digital.

Este artigo é um complemento do post Conta de serviços essenciais: o segredo para nunca mais pagar taxas bancárias, onde expliquei o que é e como funcionam as contas de serviços essenciais . Atendendo a pedidos dos leitores, agora escrevo sobre a conta digital, outra modalidade de conta bancária gratuita, mas com algumas características diferentes.

Porque meu gerente nunca me falou da Conta Digital?

Pelo mesmo motivo que o leva a oferecer títulos de capitalização em detrimento de opções melhores: seu gerente trabalha para gerar lucro para o banco e não para você.

Qual o sentido de dar publicidade a uma conta gratuita se a mesma não gera lucro? Imagine o quanto de receita os bancos deixariam de ganhar caso seus clientes migrassem para pacotes gratuitos.

A verdade é que quando o assunto é dinheiro, seu gerente, por mais cordial e simpático que seja, não é a pessoa mais adequada para te aconselhar. Falo mais sobre isso no artigo 4 verdades que o seu gerente de banco jamais lhe diria

Como funciona uma conta digital?

A conta digital foi criada em 2010, através da Resolução do Banco Central Nrº 3919 e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Quem opta pela conta digital deve saber que seu funcionamento garante acesso livre de cobranças aos caixas eletrônicos, operações pelo internet banking, aplicativos de celular e atendimento telefônico, tendo inclusive DOCs e TEDs ilimitados e de graça.

Entretanto, o cliente da conta digital poderá ser tarifado quando utilizar algum serviço presencial que envolva contato direto com pessoas (ida ao caixa para pagamentos de contas de valor muito alto, por exemplo).

Como atualmente é possível fazer praticamente tudo pela internet, caixas eletrônicos ou telefone, a conta digital se torna uma opção válida para qualquer um que prefira a praticidade ao “calor humano”.

Cabe frisar que apenas Pessoas Físicas, com mais de 16 anos, podem ter aceso a conta digital. Pessoas Jurídicas não tem direito a esse benefício.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossas novas publicações!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

O que a conta digital oferece?

O pacote da conta digital oferece excelentes benefícios, especificados na lista abaixo:

  • DOCs e TEDs ilimitados e sem tarifas
  • Saques ilimitados e sem tarifas nos caixas eletrônicos
  • Transferência entre contas do mesmo banco ilimitadas e sem tarifa
  • Consultas livres pela internet
  • Extratos ilimitados e sem tarifa nos caixas eletrônicos
  • Cartão de débito sem custo
  • Pagamento de boletos e contas pela internet ou caixas eletrônicos sem custo

Cartões de crédito podem ser solicitados e vinculados a sua conta digital sem problemas, mas é preciso negociar a cobrança da anuidade/mensalidade. O cartão de crédito é um produto a parte, não fazendo parte do pacote da conta digital.

A solicitação de talões de cheques também não está inclusa na cesta de serviços e poderá ser tarifada a parte.

Em quais bancos posso abrir uma conta digital?

Atualmente, apenas o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil oferecem a opção de conta digital. Os outros grandes bancos que atuam no país (Caixa Econômica, Santander e HSBC) ainda não disponibilizam este tipo de pacote aos seus clientes.

Como os bancos que oferecem a opção de conta digital são os 3 maiores do país, acredito que a grande maioria dos leitores já tem sua escolha natural, preferindo manter o mesmo banco no qual tem conta atualmente. Entretanto, para ajudar os indecisos, listei abaixo alguns links com informações sobre o pacote digital de cada banco.

No geral, os serviços oferecidos são basicamente os mesmos, bem como as opções de atendimento (caixa eletrônico, internet banking, aplicativo de celular e telefone).

Conta Digital x Conta de Serviços Essenciais. Qual a melhor?

Na introdução deste texto deixei o link do artigo que trata sobre a conta de serviços essenciais, outra opção gratuita e bem diferente da conta digital.

Responder qual a melhor conta é impossível, visto que cada pessoa apresenta perfil e demandas diferentes, se adequando melhor a tipos de conta diferentes.

Caso você não precise realizar DOCs ou TEDs, faça questão do atendimento pessoal e tenha demandas que caibam dentro do pacote de serviços essenciais, provavelmente a melhor opção seria uma conta de serviços essenciais.

Agora, se você faz tudo pela internet, não aparece em sua agência faz meses e necessita de DOCs, TEDs e saques em maior quantidade, a melhor opção certamente é a conta digital.

Caso ainda não tenha decidido, veja o vídeo que gravei no YouTube falando sobre as duas contas:

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona uma conta digital, é hora de avaliar se vale a pena mudar seu pacote de serviços.

Veja quantas vezes teve de recorrer ao atendimento pessoal nos últimos meses, lembre-se de quando utilizou cheques no último ano. Será que não seria possível resolver seus problemas bancários em caixas eletrônicos ou pela internet? Você precisa mesmo usar cheques atualmente?

Pense nas respostas de perguntas desse tipo e faça as conta de quanto gastou em tarifas nos últimos anos. A conta digital pode ser a melhor solução para suas necessidades bancárias (para as minhas foi!).

Aproveite e compartilhe este artigo de utilidade pública com seus amigos e parentes. Eles só terão a ganhar.

Espero que tenha gostado do post.

Abraço e até o próximo!

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAIS Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!