Como valorizar imóveis usados

Com a crescente oferta de crédito e o aumento do valor limite de financiamento pela Caixa Econômica, muitas famílias resolveram sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria.

Na hora de procurar opções, o brasileiro dá preferência a imóveis novos, pois quer a “casa dos sonhos”, pronta para morar; sendo resistente à ideia de comprar casas que necessitem de obras, mesmo que sejam de baixo custo.

Este comportamento de valorizar o novo cria para o investidor preparado uma oportunidade de ganhar muito dinheiro. Comprando residências mal conservadas este pode transformá-las em verdadeiros sonhos de consumo, sem gastar muito, e revendê-las pouco tempo depois com lucro.

Procure na internet e em imobiliárias por imóveis em más condições, estes normalmente ficam encalhados e são vendidos por preços abaixo do mercado.

Através de reformas que custam pouco você deve tirar o “ar de usado” e deixar a habitação o mais parecida possível com uma que acabou de ser entregue pela construtora.

No caso de apartamentos, tenha atenção com a aparência do condomínio antes de realizar a compra. Prédios mal apresentados vão atrapalhar a concretização da venda.

Acompanhe abaixo 10 dicas de reformas baratas para valorizar seu imóvel usado:

Dica 1#

Imóveis muito personalizados tendem há demorar mais tempo para serem vendidos.

Se o imóvel a ser vendido ainda está mobiliado retire objetos pessoais, móveis que atrapalham a circulação e fotos de família.Tentar vender uma casa decorada pode se tornar difícil, pois o comprador pode não se imaginar ali.

Imóveis vazios são vendidos mais rapidamente.

Dica #2

Remova todas as marcações e itens das paredes. Cubra as marcas de pregos, retire persianas e tape buracos de ar-condicionado de modelos antigos.

Dica #3

Troque os lustres antigos por bocais de iluminação neutros, lembre-se, tudo deve parecer novo e não refletir seu gosto pessoal.

Dica #4

Faça reparos em portas e janelas substituindo vidros e fechaduras quebradas. Verifique se ambas estão abrindo e fechando sem problemas, providencie as chaves.

Dica #5

Pinte todas as paredes de branco.

Além de passar um aspecto de limpeza ao ambiente, a cor branca é a normalmente usada pelas construtoras ao se entregar uma habitação e deixa a impressão de que o ambiente é mais amplo.

Dica #6

Caso o imóvel a ser vendido possua área externa, os cuidados na parte de fora são tão ou mais importantes que a parte interna, pois se trata do “cartão de visitas” da casa.

Faça a pintura da fachada, cuide do jardim e remova o entulho do quintal.

Dica #7

Troque pisos velhos. Um piso velho e encardido deprecia muito o imóvel.

Dependendo do tempo e valor destinados a obra, não é necessário quebrar o piso antigo, você pode fazer uso do piso-sobre-piso, gastando menos e deixando a residência pronta para venda mais rapidamente.

Dica #8

Substitua interruptores e tomadas velhas, prefira os com aspecto moderno e cor neutra.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas faz diferença.

Dica #9

Troque privadas, torneiras e pias em mau estado.

Uma pia velha e enferrujada ou uma privada repugnante podem assustador o comprador. O custo para trocar estes itens é baixo.

Novamente prefira tons neutros e modelos mais simples.

Dica #10

Imóveis usados costumam apresentar focos de insetos. Quando as reformas internas chegarem ao fim contrate uma empresa para dedetizar o local.

Lembre-se que uma barata aparecendo no momento errado pode dar fim a negociação.

Estas são apenas algumas ideias para valorizar seu imóvel usado.

Se quiser saber mais sobre imóveis, recomendo a leitura dos artigos

10 erros mortais que você deve evitar quando comprar um imóvel

6 vantagens de investir em Fundos Imobiliários ao invés de Imóveis

Porque é um bom negócio vender seu imóvel

Tem novas ideias ou quer discutir as apresentadas? Deixe seu comentário.

Para se manter atualizado sobre nossas publicações cadastre seu email (é grátis!).

Bons negócios a todos!

Obrigado.