Como investir em ações para ficar Milionário

Todo mundo já ouviu histórias sobre pessoas que ganharam ou perderam muito dinheiro investindo em ações. Esse tipo de relato é explorado pela mídia, empresas que vendem cursos de trading e corretoras para atrair milhares de incautos para a Bolsa de Valores com um pensamento similar ao de pessoas que entram num cassino em Las Vegas: aqui eu vou ficar rico rapidamente!

Digo isso porque eu já fui um desses incautos. Quem já leu a página Sobre do site sabe do que eu estou falando.

Essa visão deturpada do investimento em ações acaba assustando muita gente que tem pavor de “apostar” seu dinheiro e frustrando outros que queriam ficar ricos do dia para a noite com Day Trade (compra e venda de ações no mesmo dia), mas que acabam se decepcionando com os resultados e abandonando o mercado, quase sempre mais pobres do que entraram.

Nesse artigo eu pretendo mostrar porque isso acontece, passar a realidade do que é o investimento em ações e explicar como invisto nesse mercado usando os ensinamentos do maior investidor do mundo, o lendário Warren Buffet, para ficar rico no longo prazo.

O que são ações?

investir-ações

Ações nada mais são do cotas que representam pequenas partes de empresas que possuem capital aberto. Logo, ao comprar uma ação, você está comprando uma parte de uma empresa e, portanto, se tornando sócio da mesma.

Por que investir em ações?

ações

Você não gostaria de ser dono do Banco Itaú, do Bradesco, das Lojas Americanas ou das fábricas de cerveja da Ambev?

Investindo em ações dessas empresas você se torna dono delas e, como acionista, passa a ter uma série de direitos:

  • Recebimento de dividendos (parcela do lucro da empresa, é isento de IR)
  • Recebimento de juros sobre capital próprio (parecido com os dividendos, mas sofre IR de 15%)
  • Preferência para adquirir ações quando houver nova emissão (direito de subscrição) e
  • Possibilidade de ganhos com a valorização das cotas

E tudo isso sem ter que trabalhar na empresa um dia se quer.

Logicamente, nem tudo são flores. Assim como as cotas da empresa podem se valorizar, elas também podem perder valor em ambientes de crise, caso a empresa seja mau gerida (veja o exemplo da Petrobras) ou simplesmente devido a aleatoriedade do movimento da bolsa no curto prazo.

Mas até na parte ruim ainda há um benefício, visto que a qualquer momento você pode vender suas ações e mesmo que o pior aconteça e a empresa venha a falir, ninguém nunca vai bater na sua porta atrás de dinheiro.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossas novas publicações!

Como investir em ações para ficar Milionário

warren-buffett-ações

Enquanto os movimento da Bolsa de Valores no curto prazo são quase que aleatórios, baseados em expectativas e notícias, a tendência no longo prazo é que boas empresas geradoras de lucro continuem a crescer e gerar capital para seus donos.

É usando este tipo de pensamento que o americano Warren Buffet se tornou um dos homens mais ricos do mundo e popularizou o Value Investiment (investimento em valor). Buffet escolhe as empresas onde investe seu dinheiro buscando, resumidamente, algumas características:

  • Grande lucratividade
  • Pouca ou nenhuma dívida
  • Preços das ações em patamares convidativos
  • Negócios simples, que atuem em setores sujeitos a poucas mudanças/tenham vantagens competitivas

Porém, o mais importante é que o americano não investe para vender seus ativos semanas ou meses depois embolsando ganhos pequenos, mas sim para tornar-se sócio das empresas e, possivelmente, nunca mais vender suas ações.

Segundo o próprio Buffet:

O tempo ótimo para o carregamento de uma ação é para sempre.”

Notícias ruins, crises econômicas e rumores do fim do mundo, nada disso abala quem investe a luz dos ensinamentos do Investimento em Valor. Na verdade, tais acontecimentos são motivo para comprar mais ações, uma vez que em situações assim o preço das mesmas costuma cair.

A única preocupação desse tipo de investidor é monitorar as empresas das quais é sócio para se certificar que as mesmas continuam com as características procuradas inicialmente. Em caso positivo, as ações são mantidas Em caso negativo, melhor se desfazer das mesmas.

Infelizmente, essa maneira vencedora de investir não é a preferida das corretoras, como veremos abaixo…

Porque o método Buffet não é divulgado pelas corretoras?

Se você já investiu em ações alguma vez, ou pesquisou sobre o assunto, sabe que as corretoras costumam montar carteiras semanais/mensais que sempre são atualizadas, recomendam a compra e venda de ações em momentos específicos e algumas até dispõe de serviços em tempo real onde mostram operação sendo feitas para que possamos imitá-las.

Certa vez tive a curiosidade de procurar saber qual teria sido minha rentabilidade ao final de um ano, caso tivesse seguido as recomendações feitas pela corretora. Para minha surpresa, a rentabilidade era de menos de 0,5% ao ano, porque enquanto ganharia em algumas operações, perderia em várias outras.

Em compensação, a rentabilidade da corretora teria ido às alturas, uma vez que cada ordem de compra ou venda gerada para seguir as recomendações sempre resultaria em taxas de corretagem no bolso da corretora, independente do destino da operação.

Agora que você já sabe disso, pense comigo:

O que é melhor para as corretoras? Que você compre uma ação para ficar com a mesma durante 10 anos ou que compre e venda rapidamente, se possível no mesmo dia?”

Imagine se todos os investidores pensassem como Buffet e focassem no longo prazo… seriam tempo difíceis para as corretoras.

Conclusão

Espero que tenha gostado do artigo e se dado conta do que o investimento em ações realmente é: uma oportunidade de se tornar sócio das maiores e melhores empresas do Brasil para ficar rico no longo prazo.

Apenas a título de informação, e deixando claro que isso não é uma recomendação de investimento, deixo abaixo uma tabela mostrando o lucro percentual de quem investiu em boas empresas há 10 anos atrás, caso fosse de desfazer da posição nos dias de hoje:

Empresas

Lucro percentual

Itaú Unibanco

241%

Bradesco

264%

Lojas Americanas

460%

Ambev

822%

Drogarias Raia

5594%

Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto recomendo o vídeo e artigos abaixo:

  1. Vídeo no YouTube – Como investir em ações para ficar Milionário
  2. 10 mitos sobre a bolsa de valores
  3. Como investir na Bolsa de Valores em 5 passos

Fico grato se puder deixar um comentário abaixo manifestando sua opinião sobre o assunto, fazendo perguntas ou dando sugestões. Prometo responder o mais rápido possível.

Abraço e até a próxima!

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAIS Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!