10 livros que você precisa ler para expandir sua mente (o quanto antes!)

Tempo de leitura: 7 minutos

Como sempre me pedem dicas de livros, principalmente no Instagram do Você MAIS Rico, resolvi fazer esse post falando sobre sugestões de livros que acho legais.

Se engana quem pensa que só leio livros sobre dinheiro e negócios (embora leia bastante sobre isso), também acho importante ler sobre diversos outros assuntos e já falei por muitas vezes que, na minha opinião, TODA CULTURA É ÚTIL!. Por isso sigo sempre aprendendo.

Abaixo estão sugestões de leituras que acho muito interessantes e enriquecedoras:

1. A Revolução dos Bichos

revolução-dos-bichos
Uma crítica ao socialismo feita por um socialista (o autor George Orwell era socialista). O livro conta a história de uma fazenda onde os animais se rebelaram contra os humanos opressores e assumiram o controle. A tarefa de dirigir a fazenda ficou a cargo dos porcos. E, com o tempo, algumas das ideias instituídas no começo da revolução, como a máxima de que “todos os animais são iguais”, vão sendo alteradas de modo a dar cada vez mais privilégios a classe dirigente – “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”. O livro é genial e parece ficar melhor cada vez que leio.

2. 1984

1984
Outro livro de Orwell (sou fã do cara). A obra, escrita em 1949, mostra uma realidade futurista no ano de 1984 na qual as pessoas são vigiadas 24 horas por dia pelo estado, personificado na figura do líder, o Grande Irmão (por isso o programa de TV que vigia as pessoas com câmeras em todos os lugares se chama Big Brother). O livro é outra crítica contra os modelos de estado socialistas onde qualquer tipo de oposição, mesmo uma sussurrada durante o sono, era punida como crime. As partes mais interessantes são as que falam sobre o Ministério da Verdade, com funcionários incumbidos apenas de reescrever a história diariamente para que o governo nunca entre em contradição, e das várias ligas estudantis que moldam os pensamento das crianças desde pequenas para que se adequem a realidade do estado (qualquer semelhança com o mundo atual não é mera coincidência).

3. Os Axiomas de Zurique

os axiomas de zurique
O autor Max Gunther, filho de banqueiros suíços fala sobre o pensamento e as regras seguidas pelos suíços ao investir. Apenas o prefácio do livro já nos leva a uma reflexão formidável. O autor nos convida a pensar sobre a Suíça, um país minúsculo, localizado numa região montanhosa de clima frio e solo pobre. O país não tem saída para o mar, não tem riquezas minerais e mal consegue extrair um barril de petróleo para chamar de seu. No entanto, os suíços ainda estão entre os povos com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e renda per capita do mundo… sabe por quê? Porque são os maiores investidores do mundo!! (Impossível não pensar no Brasil, nossas riquezas e no fato de que somos sempre o país de um futuro que não chega).

4. Os segredos da mente milionária

os-segredos-da-mente-milionária
Um dos primeiros livros que li sobre a diferença que uma mentalidade rica pode fazer na vida. O livro busca desconstruir condicionamentos negativos sobre dinheiro e riqueza que invariavelmente adquirimos ao longo da vida por ouvir de toda parte que “o dinheiro é a origem do mal” (só um exemplo). No cerne da questão está o fato de que uma mente programada para a pobreza nunca vai lhe dar uma vida rica e que se você quer mudar seus resultados deve começar mudando seus pensamentos.

5. Pai Rico, Pai Pobre

pai-rico-pai-pobre

Um clássico sobre educação financeira. O autor Robert Kyosaki usa sua história pessoal para passar importantes lições sobre empreendedorismo e mostrar como os ricos educam seus filhos. Robert nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (a quem ele chama de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse muito inteligente, nunca chegou a atingir a liberdade financeira. Seu “pai rico” acabou sendo um comerciante local, pai de seu melhor amigo de infância, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida e acabou se tornando o homem mais rico do Havaí. Durante esse processo, ele foi transmitindo sua maneira de pensar e agir para Robert. Ótimo livro para começar!

6. Trabalhe 4 horas por semana

trabalhe-4-horas-por-semana

Livro que me atingiu como um soco na cara. Posso definir minha vida em antes e depois de conhecer o autor Tim Ferriss. No trabalhe 4 horas por semana Tim passa sua experiência, através de uma escrita leve e bem humorada, e mostra como conseguiu criar um negócio altamente rentável, que podia ser gerido de qualquer parte do mundo e gastando muito pouco tempo para isso (literalmente, 4 horas por semana). Qualquer semelhança com o que faço hoje em dia não é mera coincidência 😉.

7. 4 horas para o corpo

4-horas-para-o-corpo

Trabalhando apenas 4 horas por semana e vivendo da renda de seus negócios, Tim Ferriss ficou com muito tempo livre e começou a pesquisar sobre opções de alimentação e treinamento para otimizar resultados no corpo, com isso surgiu o 4 horas para o corpo. Esse livro foi meu primeiro contato com algo bem parecido com a alimentação que faço hoje (baixa em carboidratos e baseada em comida de verdade) e com o jejum intermitente… e isso tudo em 2009, muito antes de “virar moda” (entre aspas porque não é moda, fizemos isso durante toda a história da humanidade).

8. A start-up de 100 dólares

a-start-up-de-100-dolares
Se você acha que precisa de muito dinheiro para ser dono do seu próprio negócio, prepare-se para rever seus conceitos depois deste livro. O americano Chris Guillebeau conta diversas histórias de pessoas normais que estão usando sua expertise em diferentes áreas para criar negócios de baixo investimentos e capazes de gerar 6 dígitos de faturamento anual (algumas vezes 7). Eu mesmo fiz isso com o Você MAIS Rico e com o Você Mais Fitness (tocado brilhantemente pela minha esposa Malu Perini, vulgo “boludinha” 😘) e posso garantir que funciona (não necessariamente é fácil, nem rápido, mas funciona).

9. Outliers (Fora de série)

outliers-fora-de-serie
O autor Malcolm Gladwell analisa os acontecimentos que tornam algumas pessoas simplesmente fora de série e mostra que a genialidade não é necessariamente um item necessário para isso (por vezes pode até atrapalhar). Com um texto dinâmico e agradável, Malcolm mostra como vantagens iniciais, algumas merecidas e outras ganhas por pura sorte, contexto históricos e muito treinamento (pelo menos 10 mil horas de prática) transformam pessoas comuns em verdadeiras lendas com resultados que possivelmente nunca mais serão replicados.

10. O poder do hábito

o-poder-do-habito

Gostei tanto desse livro que já até falei dele em um vídeo no YouTube. Escrito por Charles Duhigg, jornalista americano, o livro revela como funciona o ciclo do hábito, como podemos transformar hábitos ruins em bons e explora o poder dos hábitos angulares (ex: você começa a se exercitar, sente vontade de comer melhor e isso aumenta sua auto-estima e te faz experimentar mudanças em campos da vida que, a princípio, não tem nada a ver com exercícios – a mudança de um hábito mudou tudo). O livro é ótimo ao mostrar como somos o produto daquilo que fazemos repetidamente e como podemos controlar esse processo.

Recapitulando…

Essas foram as 10 sugestões de leitura que tinha para apresentar:

  1. A Revolução dos Bichos
  2. 1984
  3. Os Axiomas de Zurique
  4. Os Segredos da Mente Milionária
  5. Pai Rico, Pai Pobre
  6. Trabalhe 4 horas por semana
  7. 4 horas para o corpo
  8. A Start-Up de 100 dólares
  9. Outliers (Fora de Série)
  10. O Poder do Hábito

Todas são ótimas e a ordem da postagem não cria entre elas nenhum grau de importância ou hierarquia (a 1° não supera a 10° e vice e versa). No entanto, todas tem em comum uma qualidade que Franz Kafka deixava evidente nas obras que procurava ler, e que eu busco também. O escritor alemão falava que

Apenas deveríamos ler livros que nos picam e que nos mordem. Se o livro que lemos não nos desperta como um murro no crânio, para que lê-lo?”
E garanto que todos os livros postados têm esse poder do “soco no crânio”. Vale a pena conferir!
  • Boa tarde, Johnny.

    Já é um ótimo começo na minha opinião. Depois, com o acúmulo de capital e a experiência você pode começar a olhar outras opções. Mas pra começar está muito bom!

  • johnny rodrigues

    Bruno,
    Aqui não é o lugar, mais to mandando minha pergunta por aqui como você pediu no contato.

    To pensando em começar a investir no Tesouro direto, como tem mais vantagens e guardo grana na poupança, gostaria de uma opinião sua, vou abrir uma conta em uma corretora, e como as contas digitais dos bancos acabaram, vou ter que abrir uma conta no Banco Intermedium (Inter), é bom começar com a Selic atual 9,25% FIXO ?
    Ainda to engatilhando, já li tudo sobre no seu blog, to vendo os videos no youtube, e sobre valores não gostaria de colocar aqui, se puder entrar em contato com você no E-mail ??

    Não é muito, mais, quanto na sua opinião eu já podeira já começar investindo no 1° mês na casa dos 1000 a +…, e programar nos meses seguintes ?

    Tem contato por E-mail ?

    Obrigado.