Os 17 Arquivos de Riqueza da Mente Milionária

Tempo de leitura: 5 minutos

Para iniciar o ano com ânimo renovado, tenho o hábito de ler alguns dos meus livros favoritos sobre dinheiro e enriquecimento nos dias seguintes a virada. Um dos escolhidos desta vez foi o best seller “Os Segredos da Mente Milionária”, do milionário americano T. Harv Eker.

Já escrevi diversos posts usando os ensinamentos deste livro fenomenal e o resumi de maneira muito breve no artigo que trata dos 10 melhores livros sobre dinheiro que você deve ler (para ontem!). Porém, nunca atentei para os ensinamentos da maneira como fiz desta vez.

Por confiar muito na minha memória, não tenho o hábito de fazer anotações sobre o que leio. Normalmente memorizo a ideia central do texto e não dou muita importância aos detalhes.  Só que a verdade é que, como diz o provérbio popular:

O diabo está  nos detalhes”

Levando isto em consideração, escolhi fazer algo diferente e, de maneira inédita, anotei a mão todos as ideias principais do livro. Fazendo isso descobri duas coisas assombrosas:

  • A primeira é que minha letra, que já era feia, está quase ilegível,
  • A segunda é que este livro, relativamente pequeno, tem 81 pontos principais que devem ser anotados, memorizados e repetidos (muita coisa para um livro de apenas 170 páginas).

Estes 81 pontos estão divididos em 17 Arquivos de Riqueza (maneiras de pensar que diferenciam pessoas ricas das que tem mentalidade pobre), 40 princípios de riqueza (princípios que retratam a verdade sobre o enriquecimento) e 24 declarações da mente milionária (frases que devem ser repetidas diariamente pelos aspirantes a riqueza).

Neste artigo vou me ater aos 17 arquivos de riqueza. Faço isso por uma questão de espaço (o artigo ia ficar muito grande com os 81 pontos) e também por acreditar que apenas os 17 arquivos, por si só, já dizem muito e passam boa parte do que o livro ensina.

Como uma das coisas que acho mais incríveis nesta obra é o fato de extrair percepções diferentes a cada nova leitura que realizo, vou me abster de fazer qualquer juízo de valor sobre o conteúdo, com o objetivo de permitir que você pense e obtenha suas próprias conclusões sobre cada arquivo de riqueza.

Introdução feita, vamos ao filet mignon do artigo:

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossas novas publicações!

Os 17 Arquivos de Riqueza da Mente Milionária

arquivos_de_riqueza

1° – As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida as coisas acontecem”.

2° – As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.

3° – As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.

4º – As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.

5° – As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas pobres focalizam obstáculos.

6º – As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem sucedido.

7º – As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

8º – As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.

9º – As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.

10º – As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.

11º – As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

12º – As pessoas ricas pensam “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam “Posso ter uma coisa ou outra”.

13º – As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

14º – As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.

15º – As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

16º – As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.

17º – As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Conclusão

Uma das ideias mais citadas em livros sobre enriquecimento é quanto ao poder do pensamento:

Pensamentos conduzem a sentimentos, sentimentos conduzem a ações, ações conduzem a resultados”

O pensamento é tido como a chave de tudo. Agora que você já conhece a forma de pensar dos ricos e bem sucedidos, é hora de trocar seus arquivos mentais que estão te prejudicando por estes 17 que irão te auxiliar no processo de enriquecimento.

Opte por maneiras de pensar favoráveis a sua felicidade e ao seu sucesso e deixe de lado os pensamentos ruins.

Caso queria discutir sobre o entendimento de qualquer um dos arquivos de riqueza, deixe um comentário abaixo e responderei assim que possível.

Espero que você tenha gostado deste artigo.

Obrigado e até o próximo!

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAIS Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!

  • Oi, Daniele!

    Muito obrigado pelo seu elogio. Fico feliz demais em saber que você adora o site!

    Abraço e bons investimentos!

  • Daniele Fernandes

    Bruno, boa tarde! Eu realmente ADORO o seu site, obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!

  • Muito obrigado, Lucas.

    Abraço e continue acompanhando o Você MAIS Rico!

  • Lucas Santos

    Excelente.. Parabéns pelo artigo… Lí esse livro algumas vezes, é sensacional. O segredo está em reprogramar a sua mente para ter uma mentalidade Rica…

    Abç,

  • Boa noite, Carlos.

    Também adoro esse livro.
    Obrigado pelo apoio e reconhecimento.

    Abraço e continue acompanhando o Você MAIS Rico!

  • carlos

    Muito bom o artigo, Bruno.
    Esse libro realmente muda vidas!

    Continue o excelente trabalho!

    Abração!

  • Bom dia, Patrícia.

    Sem dúvida, esse é um dos arquivos mais importantes. Sem essa capacidade fica complicado colocar o dinheiro para trabalhar duro pela liberdade financeira.

    Abraço e continue acompanhando o Você MAIS Rico!

  • Patricia Machado

    “As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro….”

    Acho que este é o mais importante!