5 ótimos motivos para usar o cartão de crédito

Tempo de leitura: 5 minutos

O cartão de crédito é normalmente tido como um dos maiores vilões na hora de fazer economia.

Devido à possibilidade de poder comprar sem sentir o dinheiro diminuindo em sua carteira muitas pessoas perdem o controle, gastam mais do que podem e acabam acumulando dívidas com juros altíssimos.

Porém, o que pouca gente fala é sobre os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer para indivíduos que sabem administrar suas finanças.

Eu mesmo uso o cartão de crédito para tudo, e abaixo listo 5 ótimos motivos para você começar a fazer isso também.

1# Não ter que andar com dinheiro

dinheiro-carteira

As cidades brasileiras não são exemplos em termos de segurança. Por isso, não é aconselhável andar com muito dinheiro na carteira e nem sacar grandes quantias em certos horários e locais (cuidado com as “saidinhas de banco”).

Usando cartões de crédito e débito eliminamos boa parte da necessidade de andar com dinheiro.

2# Trocar pontos no cartão por prêmios e milhas aéreas

milhas

Essa é a principal vantagem de se usar o cartão de crédito com responsabilidade e por conta dela pago toda e qualquer compra no cartão, por menor que seja.

Há 2 anos atrás fiz uma viagem para Buenos Aires com minha noiva usando apenas milhas aéreas e, atualmente, escrevo este artigo de Natal – RN, tendo viajado novamente apenas com milhas aéreas.

Normalmente a participação nos programas de pontos é gratuita. Cada programa tem um tipo de conversão de gastos em pontos, onde a cada quantia de reais ou dólares se ganha certo número de pontos.

Fique atento ao prazo de vencimento dos pontos que varia de acordo com cada programa e pesquise sobre os melhores programas de milhagem para onde você deve enviar os pontos acumulados no cartão (eu prefiro o Smiles da Gol, outra opção popular é o Multiplus que funciona em parceria com a Tam).

Além das milhas aéreas, existem centenas de produtos pelos quais é possível trocar seus pontos, variando desde livros e assinaturas de revistas até televisões de 70 polegadas.

Outra opção bastante utilizada é a venda das milhas acumuladas para empresas que trabalham com a revenda dessas milhas para terceiros. Uma empresa confiável que executa essa atividade pagando uma cotação interessante é a Hotmilhas.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente nossas novas publicações!

3# Poder de barganha (principalmente com lojas pequenas)

poder de barganha

Ao fazer qualquer compra com cartão de crédito 100% do valor pago segue direto para a empresa dona cartão.

Desse valor de 3,5 a 5% ficam na empresa dona do cartão por ter participado da venda, os outros 96,5 a 95% vão para quem vendeu, mas apenas 30 dias após a venda.

Diante de tais características, é normal que os comerciantes prefiram receber em dinheiro ao invés de cartão.

Agora que você já sabe como as coisas funcionam, deve sempre perguntar se existe desconto para pagamento à vista.

Em lojas pequenas, é possível negociar diretamente com o dono da loja e pedir descontos (10% é a meta). Caso não haja nenhuma chance de desconto, opte por pagar com cartão de crédito, é melhor para você (lembre-se da vantagem 2#) e talvez o comerciante aprenda a dar descontos à vista no futuro.

4# Aumento do poder de compra

poder de compra

Quem já teve que mobiliar uma casa sabe como o cartão de crédito pode ser útil.

Embora o aconselhável seja comprar à vista sempre que possível (pedindo desconto!), em algumas ocasiões a compra à prazo é a salvação, principalmente quando não dispomos de uma reserva financeira para comprar itens necessários à vista.

Imagine a quantia usada para comprar à vista uma máquina de lavar, fogão, geladeira, cama e guarda-roupas, todos de uma vez. Com certeza é mais fácil comprar esses itens através de parcelas.

5# Facilidade na hora de controlar os gastos mensais

Controle de Gastos

Algumas pessoas tem o hábito de anotar todo e qualquer tipo de gasto diário, condensá-los no fim do mês e compará-los com os do mês passado.

Dessa maneira conseguem ter ciência de onde gastaram ou economizaram mais naquele mês e se estão mantendo a média de gastos mensais de acordo com seus objetivos.

O único contratempo dessa prática altamente salutar é o trabalho e tempo gastos para fazer isso.

Pessoas que usam o cartão de crédito para tudo só precisam comparar a fatura atual com a passada, poupando trabalho e tempo cada vez mais preciosos nos dias de hoje.

Conclusão

Espero ter aberto sua mente às possibilidades do uso regular do cartão de crédito.

Recapitulando os 5 ótimos motivos para usar o cartão de crédito temos:

1# Não ter que andar com dinheiro

2# Trocar pontos no cartão por prêmios e milhas aéreas

3# Poder de barganha (principalmente com lojas pequenas)

4# Aumento do poder de compra

5# Facilidade na hora de controlar os gastos mensais

Lembre-se que este artigo é destinado as pessoas que tem capacidade de usar o cartão de crédito sem perder o controle. Caso este não seja o seu caso, pense duas vezes antes de ter um cartão de crédito.

Como o Homem-Aranha dizia:

Grandes poderes exigem grandes responsabilidades”

Grande abraço e até a próxima!

Agora quero saber a sua opinião.

Gostou do artigo? Exponha suas ideias deixando um comentário abaixo.

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAI$ Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!

Obrigado.

  • Pingback: ()

  • Olá, Alicia.

    Muito obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado do artigo.
    Adorei seu comentário! Cometi um erro ao esquecer de mencionar que é possível vender as milhas acumuladas em sites como o EloMilhas e o Hotmilhas, foi ótimo você ter me lembrado.
    Com certeza esse é outro benefício de se usar o cartão de crédito.

    Grande abraço e continue acompanhando o Você MAI$ Rico!

  • Alicia Santos

    Ótima matéria! Gostei… Verdade muitas pessoas acabam se descontrolando e fazendo muitas dívidas… Se não quer dívidas não seja extrapolado né verdade! Também soube por outras matérias que muitos não sabem dos benefícios com os pontos do cartão de crédito que acabam expirando por não utilizarem. Confesso que por pouco não perdei meus pontos, até que uns amigos me alertaram que pudia transferir para minha Cia. aérea e utilizar em milhas para resgatar em passagens. E olhe que tinha muitos pontos… Mas, além de viajar com as milhas também me informaram que pudia vender caso não utilizasse e precisasse de uma renda extra. Foi o que fiz, vendi meus pontos depois de pesquisas cheguei a EloMilhas onde já fiz duas vendas e realmente me rendeu um bom investimento. E indico também para aqueles que não vão utilizar seus pontos do cartão de crédito ou milhas. 😉