Como fazer uma reserva em dólar e criar uma conta no exterior (de graça!)

Tempo de leitura: 7 minutos

Após a publicação do artigo Como investir seu dinheiro no governo Dilma, recebi vários emails com a mesma pergunta:

“Como faço para ter uma reserva em dólar?”

A resposta mais conhecida para essa pergunta é comprar dólar nas casas de câmbio, pagando mais caro que a cotação do dia. Caso a cotação da moeda suba, é possível vendê-la de volta para as casas de câmbio, que agora pagarão um preço mais baixo que a cotação atual.

Vale lembrar que nesse processo também ocorre o pagamento de IOF (0,38% do valor negociado) e de eventuais taxas cobradas pela intermediadora.

Essa opção, embora muito usada, apresenta um problema sério: não é possível guardar seus dólares no banco.

Por conta disso você provavelmente guardaria seu dinheiro em casa. Quando a quantia é pequena não há problema e nem muita preocupação com isso. Mas, conforme o montante fica maior o risco passa a ser grande. Sobretudo se outras pessoas souberem da sua prática de guardar uma fortuna em dólares embaixo do colchão.

Para resolver este problema, escrevi esse artigo onde compartilho o método que uso para comprar dólares e mantê-los seguros em um banco inglês chamado Neteller.

Algumas das vantagens de usar esse banco são:

  • Fazer tudo pela internet, sem sair do conforto da sua casa
  • Segurança proporcionada por uma instituição financeira
  • Não há cobranças de taxa de manutenção de conta, anuidade e outras taxas normalmente adotadas pelos bancos
  • Possibilidade de usar o dinheiro através de um cartão de débito internacional sem anuidade
  • Possibilidade de sacar seus dólares convertidos em reais nos caixas do Banco do Brasil

ATUALIZAÇÃO: A Neteller suspendeu o uso de seus cartões pré-pagos e, por hora, ainda não deu previsão para voltar a oferecer o serviço. 

Interessante, não?

Se você gostou da ideia e quer iniciar sua reserva em dólares, acompanhe os 6 passos que mostro abaixo para criação da sua conta Neteller ou, caso prefira, assista o vídeo que gravei sobre o assunto no Youtube:

1# Entrar no site da Neteller

Acesse o site da Neteller pelo seu buscador ou clique neste link.

Agora procure no canto superior direito pela opção “Join for Free” (se estiver em inglês) ou “Registre-se gratuitamente”. Ao lado dessa opção também é possível alterar o idioma do site.

neteller_dólar

2# Início do cadastro e escolha do dólar como moeda

dólar

Agora preencha um endereço de email e escolha como moeda o dólar.

Caso você prefira escolher outra moeda por alguma razão específica, fique à vontade. São mais de 20 opções que vão desde o euro até o iene passando por moedas pouco expressivas como o dinar tunisiano.

3# Preenchimento da ficha de cadastro

banco_neteller_dólar

A Neteller te pedirá dados básicos, como nome, endereço e telefone.

Neste campo você também irá criar uma senha e escolher 3 perguntas de segurança.

4# Término da criação da conta

conta_dólar

Após preencher seus dados e confirmar as informações, sua conta estará criada.

Neste momento são fornecidas duas informações importantes, seu número de conta e seu código de segurança.

Guarde-os consigo tirando um print da tela ou imprimindo. Estas informações podem ser exigidas na hora de fazer uma transferência, compras na internet ou outros serviços.

5# Envio do dinheiro

Agora que sua conta está criada, selecione a opção envio do dinheiro, conforme mostrado na imagem a seguir.

envio_dinheiro_dólar

Você será redirecionado para uma página idêntica a da próxima figura, nela são mostradas várias opções disponíveis para enviar dinheiro para sua conta Neteller.

Escolha a que lhe parecer mais interessante.

depósito_neteller_dólar

Eu pessoalmente desaconselho o uso de boletos (a empresa Astropay, responsável por gerar os boletos, cobra uma cotação do dólar muito mais alta que o normal e a operação é demorada) e transferências bancárias internacionais (muitas taxas, burocracia e demora).

Uma opção interessante e rápida é usar o cartão de crédito. Com o cartão temos a vantagem de ter um processamento instantâneo e seguro, mas também temos a desvantagem de pagar um IOF alto (6,5%).

A melhor opção (na minha opinião) é o depósito em Bitcoins. As grandes vantagens desta modalidade de depósito são pagar apenas 1% de taxa (por vezes não há taxa) e a rapidez na confirmação do depósito (menos de 15 minutos).

Já utilizei essa opção diversas vezes e foi a que mais gostei. Para saber mais sobre Bitcoins e maneiras de trocar essa valorizada moeda digital por dinheiro, leia o artigo Como transformar seus Bitcoins em dinheiro de verdade.

Cabe a você avaliar e decidir pela opção de melhor custo/benefício.

Antes de realizar o depósito, a Neteller poderá solicitar que você envie cópias digitalizadas de documentos para confirmar que você é quem diz ser.

No meu caso tive de enviar uma foto da carteira de motorista e de um comprovante de residência. Realize esse procedimento o quanto antes para deixar sua conta mais segura.

6# Criação do cartão de débito (Opcional)

ATUALIZAÇÃO: A Neteller suspendeu o uso de seus cartões pré-pagos e, por hora, ainda não deu previsão para voltar a oferecer o serviço. 

Este passo é opcional, mas altamente recomendável.

Com a criação do cartão você terá a possibilidade de utilizar seus dólares para fazer compras em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira Mastercard e sacar seu dinheiro nos caixas eletrônicos do banco do Brasil.

Para isso basta clicar em Cartões Net+ na barra lateral esquerda, conforme indicado na figura.

cartões_dólar

Existem duas opções de cartão, o cartão de plástico físico e o cartão virtual.

A diferença entre eles é que o cartão virtual só pode ser utilizado para as compras pela internet e não tem nenhum custo.

O cartão de plástico possui o custo de envio de U$S 13 (vem direto da Inglaterra e chega depois de 10 dias) e pode ser utilizado para sacar seu dinheiro nos caixas do banco do Brasil e como um cartão de débito quase normal.

Digo quase porque na hora de pagar sua compra você deve selecionar a opção crédito, embora na prática o cartão funcione como débito, uma vez que o valor da compra é debitado de sua conta Neteller no momento do pagamento.

Ambas as opções de cartão não tem anuidade ou mensalidade, escolha a que lhe agradar mais.

Conclusão

Se você seguiu todos os passos mostrados neste post, tem agora uma conta no exterior e já pode começar a fazer uma reserva financeira em moeda estrangeira.

Se ainda não fez seu cadastro, vou recapitular os passos para lembrá-lo do que fazer:

1# Entrar no site da Neteller

2# Início do cadastro e escolha do dólar como moeda

3# Preenchimento da ficha de cadastro

4# Término da criação da conta

5# Envio do dinheiro

6# Criação do cartão de débito (Opcional)

Lembre-se que este artigo é apenas um resumo de como criar sua conta e uma forma de lhe mostrar o que tenho feito para  manter meus dólares no exterior.

Caso decida por abrir sua conta na Neteller, deixo minha recomendação de ler os termos e condições dos serviços da empresa e de seguir todos os passos para tornar sua conta mais segura.

Se tiver dúvidas ou perguntas, entre em contato e responderei assim que possível.

Espero ter ajudado.

Grande abraço e até a próxima!

Agora quero saber a sua opinião.

Gostou do artigo? Exponha suas ideias deixando um comentário abaixo.

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAIS Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!

Obrigado.