5 ótimos motivos para abrir uma franquia ao invés de um negócio do zero

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está pensando em abrir um negócio deve ter se deparado com o dilema: Iniciar um negócio próprio X Abrir uma franquia.

Para te ajudar a decidir sobre qual a melhor alternativa, escrevi este artigo mostrando 5 ótimos motivos para abrir uma franquia ao invés de tentar iniciar um negócio do zero.

Sem mais delongas, vamos aos motivos.

#1 Sistema testado e aprovado

 testado e aprovado

Por que será que o McDonald’s é uma empresa de sucesso? Será que é porque ele faz o melhor hamburger do mundo e vende pelo menor preço?

Lógico que não, na esquina da minha casa é possível comer melhor gastando menos. O diferencial do McDonald’s, assim como de todas as franquias de sucesso, é o sistema.

Boas franquias têm um sistema que promove todo o suprimento, treinamento, marketing e auxílio na gestão para levar o franqueado ao sucesso.

Abrindo uma franquia você tem acesso a esse sistema que já foi testado e aprovado pelo consumidor.

#2 Índice de sucesso muito maior

sucesso

Este é o melhor motivo de todos.

Enquanto 80% dos negócios próprios não duram mais de 5 anos, no segmento das franquias o índice cai para apenas 20%.

Se considerarmos somente as franquias com selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o índice fica ainda mais baixo.

Vale ressaltar que existem muitas franquias que podem se orgulhar de ter tido pouquíssimos casos de insucesso na abertura de novas unidades.

O que acha de abrir um negócio de grande rentabilidade e “a prova de falhas”?

Procure por uma dessas franquias.

#3 Auxílio de uma equipe experiente

equipe experiente franquia

Para iniciar um negócio bem sucedido é necessário ter uma série de capacidades.

Entre estas podemos citar gestão de pessoas, gestão de caixa, domínio da parte jurídica, conhecimento em marketing e, principalmente, experiência no setor.

Se você não domina estas áreas e tão pouco dispões de uma equipe com Know How nestes setores, seu empreendimento tem grandes chances de engrossar as estatísticas de fracasso citadas no item anterior.

A melhor opção para empreendedores com pouca experiência é procurar uma franquia. Lá você terá acesso a uma rede de profissionais especializados prontos para te ajudar a tocar seu negócio.

#4 Ser procurado pelo público fiel à marca

franquia publico fiel

Iniciando um negócio próprio você teria de ralar para conseguir fidelizar seus clientes. Já abrindo uma franquia, você tem a vantagem de ter clientes fiéis à marca, prontos para consumir no seu estabelecimento.

Como exemplo, posso citar um amigo que é viciado num drink a base de café vendido pela rede Starbucks.

Sempre que ele vai a um local que tenha Starbucks obrigatoriamente consome o drink, quase como um ritual.

Uma vez nós tínhamos acabado de nos empanturrar num rodízio de carne e mesmo assim lá foi ele atrás da bebida, foi assustador.

Tenho certeza que você conhece alguém que tenha comportamento semelhante (talvez não tão radical) em relação há algum outro produto. Essas pessoas consomem das marcas das quais gostam sempre que encontram uma loja pronta para vender.

#5 Auxílio na negociação de bons pontos comerciais

ponto comercial

Se você já tenha tentou abrir uma loja dentro de um shopping provavelmente se assustou com os valores. Além do aluguel alto, normalmente é cobrado um valor de “luva” que pode chegar a cifras quase milionárias.

Por conta disso, abrir uma loja de nome desconhecido num shopping center se torna quase inviável.

Porém, tudo fica mais fácil quando é interesse do shopping ter seu empreendimento sediado lá. Isso acontece frequentemente com as franquias de nomes consagrados.

Pense um pouco, você prefere ir a um shopping cheio de lojas desconhecidas ou no que têm Cacau Show, McDonald’s, Starbucks, Hering, Burguer King e outras franquias de sucesso?

Por conta disso, as grandes franquias têm condições de aluguel mais favoráveis.

Conclusão

Como de costume, vou recapitular os 5 ótimos motivos para abrir uma franquia ao invés de um negócio próprio:

#1 Sistema testado e aprovado

#2 Índice de sucesso muito maior

#3 Auxílio de uma equipe experiente

#4 Ser procurado pelo fiel à marca

#5 Auxílio na negociação de bons pontos comerciais

Vale lembrar que abrir uma franquia também tem desvantagens, como o investimento alto, a cobrança de taxas e a obrigatoriedade de obedecer às imposições da rede franqueadora.

Mas, analisando os vários benefícios (principalmente o Índice de Sucesso) ainda acho que seja a melhor opção, sobretudo para quem não tem experiência em administrar um negócio próprio.

Caso tenha ficado interessado em saber mais sobre boas opções de franquias, recomendo a leitura do artigo:

10 franquias baratas de retorno rápido

E você? O que acha?

Gostou do artigo? Tem dúvidas? Exponha suas ideias deixando um comentário abaixo.

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAI$ Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!