4 dicas certeiras para ter uma franquia de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

Livrar-se das armadilhas ao entrar no segmento de franquias é o objetivo de todos os empreendedores.

Se você está lendo este artigo, é porque já obteve, obtém, ou pretende obter sucesso ao inaugurar novos negócios. Mas no meio de tantas alternativas, como obter sucesso na escolha de sua franquia ?

Como nossa meta é sempre ajudar trilhando o caminho mais curto possível, preparamos um artigo especial sobre metas e planejamento a longo prazo que servem para qualquer negócio.

Lembre-se: ao adquirir uma franquia você ganha um presente, porém, para presentear o consumidor da melhor forma é necessário caprichar no conteúdo do embrulho. É este conteúdo que você aprenderá a moldar com este artigo.

Aprendendo a analisar a situação

Seu negócio tem vida. Você precisa que ele funcione sempre a plenos pulmões, que respire livremente, sem qualquer interrupção. Para isso é necessário entender como tudo funciona.

Franquia de sucesso

Uma franquia de sucesso te dá um produto pronto, é você quem vai animá-lo, fazer com que tenha vida e, principalmente, mantenha-se vivo.
As análises fundamentais a serem feitas são quatro:

→ Setor:

Aqui você falará onde seu negócio encaixa-se. Não esqueça de mostrar como anda o mercado, se está aquecido ou sobrecarregado.

Crie gráficos que mostrem o desempenho do negócio em relação há anos anteriores e entenda como estes processos estão se modificando.
Desenhos são muito bem vindos nesta etapa.

E falando em setor de negócios, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou quais os segmentos de franquias devem se destacar no ano de 2014:

1 – Serviços comerciais e residenciais;

2 – Fast Food (maior segmento do franchising).

→ Suas vendas:

Se o negócio que escolheu anda bem das pernas, certamente este tópico ficará bem cheio, com números e projeções.

franquia de sucesso

Porém, caso não tenha escolhido o segmento mais quente do momento – não se desespere. É hora de projetar lucros, gastos e quais as melhores regiões para pulverizar propaganda do seu negócio. Para te ajudar neste importante trabalho, peça ao franqueador um modelo de uma planilha de projeção financeira.

A maior parte das franquias trazem no contrato os termos para propaganda e comunicação. Na hora de contratar uma agência de publicidade é bom estar ciente do que pode ou não fazer com a marca.

→ O Mercado:

80% do seu sucesso está neste tópico. Aqui está o sangue que bombeará no coração de sua empresa: os consumidores.

Saber quem são e como gastam é fundamental antes mesmo de escolher a franquia. Caso ainda não tenha pensado nisso, quem sabe seja hora de voltar atrás em alguma escolha.
Pense em como estes consumidores se relacionam e como podem ajudar a impulsionar seu negócio.

→ A concorrência:

Perigo. Leia com atenção.
Tudo que poderia destruir seu negócio pode estar neste meandro. Mesmo sendo concorrência indireta é bom ficar de olho. Veja como seus concorrentes estão se comportando e como você pode diferenciar-se deles.
Franquias sob o mesmo brasão correm o risco de atrair consumidores para concorrentes se comunicarem-se de forma errada. Cuidado com os cavalos de Tróia por aqui.

E você? Pensando em ser dono do seu próprio negócio?
Suas dúvidas e comentários são muito importantes. Deixe a sua opinião logo abaixo e tenha muito sucesso!

Billy Benincá – www.sobrefranquias.com

  • Parabéns pelo site, Luciano.

    Continue acompanhando o Você MAI$ Rico.

    Abraço.

  • Luciano Oliveira

    Olá, em nosso blog você encontra um release das principais franquias disponíveis no mercado, com informações importantes para quem vai investir vale a pena conferir: http://www.franquiasbaratasbr.blog.br