Os 10 melhores livros sobre dinheiro que você precisa ler (para ontem!)

Tempo de leitura: 10 minutos

Neste artigo irei apresentar os 10 melhores livros sobre dinheiro e negócios que li ao longo da minha vida. Os livros não estão listados em ordem de importância, mesmo porque seria impossível analisar qual o mais relevante (todos são excelentes).

Cada um dos listados foi responsável por me passar ótimos ensinamentos, mudar minha forma de pensar e, principalmente, de agir no que tange os assuntos dinheiro e negócios.

Veja a lista abaixo e entenda porque você precisa ler estes livros:

1# Pai Rico Pai Pobre

pai rico pai pobre

O livro Pai Rico Pai Pobre, de autoria do milionário americano Robert Kyosaki, virou uma lenda quando o assunto é educação financeira.

Kyosaki nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (o qual ele chama de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse um homem muito inteligente e honesto, nunca atingiu a liberdade financeira.

Seu “pai rico” era um comerciante local, pai do melhor amigo de Robert, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o homem mais rico do Havaí.

Através de ensinamentos simples, este homem foi o responsável por instruir Kyosaki nos assuntos relativos ao dinheiro.

Focado em desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas, Robert usa sua história pessoal para dar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro.

2# Alocação de Ativos

alocação de ativos

O livro Alocação de Ativos, escrito pelo economista Henrique Carvalho, é a melhor publicação escrita em português sobre um assunto de muita importância para quem pretende investir bem seu dinheiro: a alocação de ativos.

Para que você tenha ideia da importância deste assunto, segundo pesquisas americanas o sucesso de uma carteira de investimentos no longo prazo se deve em 90% das vezes a alocação feita pelo investidor e somente em 10% ao momento escolhido para investir.

Com uma linguagem simples e descomplicada, Henrique nos mostra dados interessantes como o fato de que 66% dos fundos de investimento não conseguem ganhar do índice Bovespa, apesar de toda uma equipe de especialistas dedicados a essa tarefa, e como devemos fazer para planejar nossos investimentos e deixá-los em piloto automático.

O foco do livro é ensinar o leitor a investir seu dinheiro de maneira a garantir rentabilidade, segurança e, o mais importante, tempo livre!

Caso esteja interessado em ter acesso a uma amostra grátis do livro, clique no link abaixo:

Alocação de Ativos.

3# Os Segredos da Mente Milionária

segredos da mente milionária

Adoro este livro!

Escrito por Harv T. Eker, milionário americano, a publicação fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns.

No começo do livro, o autor conta um pouco de sua história pessoal, recheada de fracassos, e do fato de como tudo mudou depois de substituir suas crenças negativas relativas ao dinheiro por ideais positivas.

De caráter doutrinário (por várias vezes o autor pede para que você repita em voz alta frases como “Eu tenho uma mente milionária”), Os Segredos da Mente Milionária traz uma série de ensinamentos sobre dinheiro e mentalidade rica.

Gostei tanto do livro que já escrevi dois artigos para o Você MAIS Rico baseados inteiramente nele:

4 focos para a riqueza,

7 crenças negativas que te impedem de ficar rico (e como mudá-las).

4# Trabalhe 4 Horas por Semana

trabalhe-4-horas-por-semana

Alguns dos maiores nomes do empreendedorismo digital da atualidade (incluindo eu, rs) listam este livro como de leitura obrigatória.

Este não é só um livro que fala sobre dinheiro e negócios, mas sim um livro sobre estilo de vida.

Se o seu sonho é escapar da rotina, viajar pelo mundo, ter uma renda mensal de 5 dígitos ou simplesmente trabalhar menos e viver mais, esse é o livro que você precisa.

De modo interativo e irreverente, o autor Timothy Ferriss mostra como conseguiu ganhar fortuna e automatizar seu negócio de maneira a ter que trabalhar apenas 4 horas por semana (por isso o título do livro Trabalhe 4 horas por semana).

Sem a obrigação de trabalhar, Tim Ferriss usou seu tempo livre para conquistar os títulos e habilidades abaixo:

  • Tetracampeão mundial de vale tudo;
  • Recordista mundial de Tango (título conquistado na Argentina);
  • Campeão nacional de kick boxing na China;
  • Linguista aplicado em japonês, chinês, alemão e espanhol;
  • Dançarino de break da MTV de Taiwan;
  • Ator de séries televisivas de destaque na China;
  • Apresentador de TV na Tailândia e
  • Escritor de Best Sellers de sucesso mundial (Trabalhe 4 horas por semana foi o primeiro deles).

Posso dizer que o primeiro lampejo da criação do Você MAIS Rico se deu em 2008, quando tinha 20 anos e li este livro pela primeira vez (para saber mais da influência deste livro em minha vida, leia a página Sobre do site).

5# Como Investir em Imóveis

como investir em imóveis

Como toda pessoa rica tem imóveis, desde muito cedo decidi pesquisar sobre investimentos imobiliários e quais as melhores maneiras de lucrar neste setor.

Posso dizer que o livro Como investir em Imóveis foi, ao mesmo tempo, à publicação que mais me ensinou sobre o assunto e o melhor investimento que fiz nos últimos anos (graças a informações contidas no livro economizei mais de R$ 15.000 em taxas para vender meu imóvel).

O autor Leandro Ávila, especialista em imóveis, mostra as diversas formas de investir neste mercado, mostrando todos os custos envolvidos, os macetes para realizar uma boa compra e os cuidados que devemos ter para não transformar o sonho de comprar um imóvel em um verdadeiro pesadelo.

Como o investimento em imóveis tem como característica as altas quantias envolvidas, aconselho entusiasticamente a leitura deste livro, que representa um pequeno “custo” (na verdade, eu vejo como investimento) capaz de gerar grandes benefícios em qualquer negociação imobiliária.

Se estiver interessado em mais informações sobre o livro, clique no link abaixo:

Como investir em imóveis.

6# Os Axiomas de Zurique

axiomas de zurique

Você já parou para pensar na Suíça? Em como um país minúsculo, sem litoral, que não possui um solo produtivo e nem reservas de minério, petróleo ou carvão pode se tornar um dos locais de maior renda per capita do mundo?

No livro Os Axiomas de Zurique você vai descobrir como o modo de pensar dos suíços foi capaz de gerar esse resultado notável.

Escrito por Max Gunther, jornalista e filho de um banqueiro suíço, o livro revela as regras usados por um grupo de investidores suíços para ganhar fortunas no período pós 2° Guerra, minimizando os riscos enquanto os lucros aumentavam.

Com 12 axiomas (leis que não podem ser provadas) maiores e 16 secundários, o leitor tem acesso a um modo de pensar sobre dinheiro totalmente novo, e por vezes contrário ao senso comum.

Para adquirir uma noção dos axiomas, recomendo a leitura do artigo:

12 conselhos dos banqueiros suíços para melhorar seus investimentos.

7# Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

casais intelig enriquecem juntos

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é um dos grandes sucessos do consagrado autor Gustavo Cerbasi.

Esta publicação aborda as finanças de maneira original, mostrando o tema sob o enfoque de um casal.

De leitura fácil e agradável, o livro ensina como identificar perfis financeiros, o resultado da combinação dos diferentes perfis (essa parte é ótima!), como planejar as finanças em conjunto e aspectos básicos sobre investimentos e economia.

Leitura ideal para qualquer casal de qualquer idade.

8# A Nova Regra do Jogo

a nova regra do jogo

Li esse livro pela primeira vez quando o nome ainda era A Regra do Jogo, no ano de 2007, e já achei muito bom. Com o passar do tempo o autor, Rafael Paschoarelli, atualizou sua publicação deixando o conteúdo ainda mais completo.

A Nova Regra do Jogo nos mostra as diversas armadilhas presentes no “jogo” do dinheiro, e como os bancos, lojas e outros estabelecimentos se aproveitam da falta de informações das pessoas para aumentar seus lucros.

Segundo Rafael, a grande maioria das pessoas é leiga quando o assunto é dinheiro e a consequência direta disto é não saberem se proteger de negociadores inescrupulosos.

A Nova Regra do Jogo é outro livro que me gerou muita economia ao longo dos anos.

9# Sonho Grande

sonho grande

Este livro mostra a trajetória do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, desde a juventude até o presente.

Junto com seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann revolucionou o capitalismo brasileiro, transformando a cervejaria AB InBev (antiga InBev, que antes era a Ambev, que no começo era a Brahma) na maior do mundo.

Donos de uma modelo de gestão atuante, focado em meritocracia e competitividade, o triunvirato ganhou fama mundial por comprar 3 ícones americanos, a cervejaria Anheuser-Busch, dona da marca Budweiseir; a rede de fast food Burguer King e a marca de alimentos Heinz.

Sonho Grande é, ao mesmo tempo, um livro de negócio que mostra os acertos e erros na vida empresarial destes 3 homens de sucesso e uma leitura muito agradável e inspiradora.

10# O Investidor Inteligente

investidor inteligente

Publicado pela primeira vez em 1949, o Investidor Inteligente é um livro que continua atual e extremamente útil para quem pretende investir em mercados sujeitos a especulação.

O autor, Benjamin Graham, formulou uma lógica e rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo, focada na interpretação do valor real de um ativo financeiro, o qual ele define como valor intrínseco.

Graham nos ensina a tirar proveito dos movimentos dos mercados especulativos, que geralmente caminham entre o otimismo desmedido e o pessimismo profundo, sem que façamos parte da manada de investidores que estarão indo na direção errada.

O mais famoso discípulo de Graham é o mega investidor Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo. Segundo Buffet, a lógica ensinada por Graham foi um dos pilares responsáveis por seu sucesso financeiro.

Embora seja muito instrutiva, esta é uma publicação mais pesada. A edição em português do livro O Investidor Inteligente tem mais de 600 páginas e inúmeras notas de rodapé e comentários.

Em comparação com todas as outras da lista, é a mais difícil de ser lida, mas vale a pena, sobretudo para quem investe em ações.

Conclusão

Sou um fã incondicional da leitura, através dela temos acesso ao conhecimento acumulado ao longo de toda a história da humanidade. Pode ter certeza que lendo estes livros você estará aprendendo com os melhores.

Recapitulando, os 10 livros que você precisa ler são:

1# Pai Rico Pai Pobre

2# Alocação de Ativos

3# Os Segredos da Mente Milionária

4#Trabalhe 4 Horas por Semana

5# Como Investir em Imóveis

6# Os Axiomas de Zurique

7# Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

8# A Nova Regra do Jogo

9# Sonho Grande

10# O Investidor Inteligente

Já disse em outros artigos e repito, não existem gastos com educação, apenas investimentos. Lembre-se que a quantia investida nestes livros é irrisória perto do conhecimento que será adquirido.

Um livro de dezenas de reais pode transmitir ensinamentos capazes de gerar milhares (às vezes milhões) de reais a mais para o leitor que assimilar o que foi passado.

Espero que você tenha gostado deste artigo.

PS: Caso você conheça outro livro muito bom, deixe o nome do mesmo nos comentários abaixo.

Obrigado.

O que você acha? Gostou do artigo?  Exponha sua opinião deixando um comentário abaixo.

Fique informado! Cadastre seu email no Você MAIS Rico e receba novidades, artigos e dicas imperdíveis para alcançar a liberdade financeira (grátis)!

  • Diogo Resende Araujo

    O que eu achei mais interessante foi o livro A nova regra do jogo
    O título deste livro me fez lembrar de quando eu vi no livro Desenvolva sua inteligência financeira, que enquanto os ricos fazem tudo devagar seguindo passo a passo para não ignorar as regras do jogo, os pobres fazem tudo com pressa, tropeçam no meio do caminho e aí tem que começar tudo de novo.
    Ter que repetir tudo outra vez é desvantagem por exigir que o executivo invista mais tempo e mais dinheiro, esta regra é válida para qualquer execução.
    Agora tem que ver se o livro A nova regra do jogo está disponível em formato digital e se foi disponibilizado gratuitamente em algum site como o lelivros
    É mais vantagem ter um Ipad com a capacidade máxima de armazenamento e fazer o download do ebook ao invés de que ter que comprar livro por livro, sem falar que ocupa mais espaço físico do que um tablet profissional.

  • Muito obrigado, Renata!!

    Sucesso para você.
    Abraço!

  • Olá, Bruno. Sou muito fã do seu conteúdo e agradeço pelo trabalho maravilhoso que faz e tanto me ajuda.
    Atualmente moro fora do Brasil, mas deixei tudo pronto para fazer meus investimentos pela internet. Espero conseguir fazer seu curso para recomeçar a investir.
    Quanto aos livros, já li vários dos citados acima, mas um que considero fundamental é: O Homem Mais Rico da Babilônia.

    Sucesso para você (e todos nós)!

  • Excelente post Bruno, parabéns… se me permite recomendar alguns:

    Pense e Enriqueça – Napoleon Hill
    O Milionário Mora ao Lado – Thomas J. Stanley & William D. Danko
    Desperte o Milionário que há em Você – Carlos Wizard Martins
    O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason
    Bilionários – Geromel, Ricardo

    Um Forte Abraço!

  • E aí, Meizão!

    Eu ainda prefiro o livro físico, mas hoje leio a maioria pelo celular/computador.

    Abraço!

  • Meizao

    Muito grato pelo blog. O conteúdo aqui etem ajudado muito para o ficar rico. Pessoal uma questão. Da para ler os livros no telefone, Ou vale a pena livros físicos? O que vocês acham?

  • Grato pelas sugestões, Thiago!

    Grande abraço!

  • Thiago Carvalho

    Boas sugestões Bruno. Trago aqui mais algumas:

    A Mágica de Pensar Grande – David J. Schwartz
    Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
    O Homem Mais Rico da Babilônia – George Clason
    Oportunidades Disfarçadas – Carlos Domingos
    Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill
    Quem Vende Enriquece – Napoleon Hill

  • Grato pela colaborações e comentário, Francisco.

    Não conheço esses dois livros, vou dar uma olhada.
    Abraço.

  • Francisco

    Uma boa maneira de ficar rico é escrever livros ensinando terceiros a enriquecer… O livro mais sóbrio e objetivo (e com ótimo senso de humor) que encontrei sobre educação financeira foi Alfabetização Financeira, do Andrei Winograd. Outra obra interessante que encontrei foi Desafio aos Deuses, do Bernstein. Foram os únicos livros efetivamente úteis que encontrei num amontoado de obras descartáveis sobre finanças e economia. Abraço!

  • Boa tarde, Poison.

    As recomendações para iniciantes seriam as mesmas da lista, basicamente, exceto o livro O Investidor Inteligente (este é um pouco mais complicado). Todos os outros tem linguagem simples e são muito enriquecedores. Alguns não tratam propriamente do tema educação financeira, mas servem para expandir sua visão de mundo (principalmente o trabalhe 4 horas por semana).

    Além dos livros o próprio Você MAIS Rico possui muito material e caso queira algo mais, para iniciantes, procure pelas publicações do autor Gustavo Cerbasi.

    Espero ter ajudado.

    Abraço e continue acompanhando o Você MAIS Rico!

  • Poison Ivy

    Olá Bruno,

    Material fantástico que você nos disponibiliza em linguagem simples e atrativa. Li alguns livros dessa lista, estou me aprontando para ler o resto 🙂

    Você teria recomendações de livros de educação financeira para iniciantes? Já tenho noção de alguns princípios, mas ainda sinto-me perdida na arte de “entender como o dinheiro funciona”, rsrs.

    Desde já muito obrigada e abraços!

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Boa noite, Sidney.

    Fico muito feliz com seu elogio, é bom ver que o site está agradando.
    Volte e fique sempre o tempo que quiser! O Você MAI$ Rico é patrimônio público.

    Abraço e continue acompanhando o Você MAI$ Rico!

  • Sidney Baena

    Bruno Perini, amei passar por aqui! hoje visitante…logo, logo e bem logo quero me sentir em casa!
    parabens!!! dezzzzzzzzzzzzzzzzzzz.

  • Desiree Furquim Bartalo

    Olá, você ai esta querendo ganhar uma renda extra? Então aqui você vai encontrar o que você sem ao menos sair de casa e ainda por cima somente trabalhando em frente ao seu computador! A FR PROMOTORA (no qual é eleita umas das melhores empresas na internet para se trabalhar segundo a revista EXAME) oferecem ganhos semanais, ganhos mensais e ótimos benefícios apenas trabalhando com divulgação na internet. Você só precisa se cadastrar neste link abaixo que você será meu indicado direto dentro desta empresa e entrará como participante!

    Quando estiver se cadastrando no campo de categoria escolha “promotor digital”.

    https://www.frpromotora.com/45189495

    Pode confiar, não é fraude! No site você irá visualizar CNPJ, telefones e endereços referentes á empresa. Não oferece ganhos surreais e ainda oferece as ferramentas para você trabalhar tranquilamente, contanto que o investimento é de custo baixíssimo que pode ser facilmente revertido pra você se você dedicar um pouquinho do seu tempo. Sem contar que é sem compromisso algum, você trabalha quando e onde quiser com a FR PROMOTORA e ainda ganha por isso. Não fique esperando, faça ao menos um teste que tenho certeza que você irá aprovar! 😉

  • Pingback: ()

  • Olá, Gabriel!

    Fiquei muito feliz ao ler seu comentário! São comentários como este que me motivam a continuar trabalhando e buscando sempre melhorar o Você MAI$ Rico e torná-lo visível para mais leitores.

    Agradeço pelo elogio, pelo feedback e fico grato pela confiança depositada ao se tornar assinante do site.

    Desejo um feliz natal e uma boa passagem de ano!
    Grande abraço e continue acompanhando o Você MAI$ Rico.

    PS: Já passei a virada do ano em Lisboa, na Praça do Comércio. Gostei muito de Portugal!

  • Gabriel

    Olá, Bruno Perini.
    Espero que tudo esteja bom para você.

    Hoje é a primeira vez que estou a consultar o seu site e o achei genial e por isso me tornei logo assinante (coisa que raramente faço).

    Graças a Deus que existem pessoas como você neste Mundo.

    Pelo que vejo, você não tem quaisquer problemas em partilhar o seu saber (conseguido com muito suor) com todo o mundo e isso é incrível.

    Muitos dos livros que você mencionou aqui estão disponíveis gratuitamente na Internet em formato pdf portanto não é necessário pagar pois houve pessoas tão incríveis como você que apesar de terem pago por estes livros arranjaram alguma forma de os disponibilizar online.

    Tudo de bom para você e para todos aqui que procuram uma forma de melhorar as suas vidas. Que Deus vos proteja.
    Um abraço de Portugal.

  • Olá, Fábio!

    Eu que devo agradecer pelo feedback! Fico muito feliz em receber comentários como os seus, esse era meu objetivo ao criar o Você MAI$ Rico, passar conhecimentos para o máximo de pessoas interessadas.

    O Alocação de Ativos é um livro excepcional, tenho certeza que o dinheiro investido na compra vai se multiplicar e render muitos juros e dividendos no futuro!

    Continue acompanhando o Você MAI$ Rico!
    Grande abraço.

  • Fábio Ramalho

    Comprei o 2# Alocação de Ativos. Excelente recomendação. Comprei, não me arrependo e esclareceu muitas dúvidas. Isso sem contar a quebra dos preconceitos que tinha em investir em ações. Sempre ouvia falar que era perder dinheiro, que era jogo, era ter muita sorte e na verdade na grande maioria não depende de sorte.

    Muito Obrigado.

  • Pingback: ()

  • Olá, Gil.

    Que bom que gostou do livro! Sem dúvida nenhuma é uma das melhores publicações sobre o assunto imóveis. Já me fez ganhar e, principalmente, poupar muito dinheiro!

    Continue acompanhando o Você MAI$ Rico!
    Abraço.

  • Gil

    Comprei o livro Como investir em imóveis por recomendação sua e só tenho a agradecer.
    Foi uma das melhores aquisições que fiz no ano!

  • Olá, Felipe.

    O Poder do Hábito eu nunca li, mas já ouvi bons comentários a respeito.
    Li Os 7 Hábitos e gostei bastante. Não o citei neste artigo porque não fala objetivamente de dinheiro, embora dê várias dicas que possam ser usadas nessa área.

    Obrigado pelas sugestões e continue acompanhando o Você MAI$ Rico.

    Abraço!

  • Olá, Felipe.

    Agradeço pelo comentário e pela sugestão de leitura.

    O Poder do Hábito eu nunca li. Vou acrescentar na minha lista.

    Os 7 Hábitos eu li e gostei bastante.
    Não o coloquei nessa lista porque não trata objetivamente do assunto dinheiro,
    apesar de dar várias dicas que também ajudariam nessa área.
    É realmente uma boa leitura!

    Continue acompanhando o Você MAI$ Rico.

    Abraço!

  • Felipe Borges

    Para sermos bons investidores precisamos de disciplina.
    E transformar esta disciplina em um hábito exige bastante esforço.
    Então venho contribuir com dois ótimos livros sobre o tema Hábito.
    O Primeiro e “O Poder do Hábito”
    De leitura fácil o autor nos demonstra o quão importante é reconhecer e moldar hábitos.
    O Segundo é “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”
    Este é ainda mais profundo e expressa com bastante clareza os hábitos que nos tornam melhores tanto como investidores, quanto como pessoas.

  • Pingback: ()

  • Olá, James.

    Fico feliz que tenha gostado da lista. Garanto que cada um dos livros citados dará contribuições importantes para sua educação financeira.
    Continue acompanhando o Você MAI$ Rico.

    Abraço.

  • James Bondfake

    Excelente tópico. Já li alguns dos livros citados e realmente são fantásticos. Vou procurar ler o restante.